27 agosto 2008

Com quem Caim se casou?

E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho. (Gênesis 4:17)
Uma das dúvidas mais comuns de quem lê a Bíblia é saber com quem Caim se casou. Afinal, até Gênesis 4:16 só ficamos sabendo de dois filhos de Adão e Eva: Caim e Abel. Para vários não cristãos, a mulher de Caim seria uma prova de erro da Bíblia. Os mais condescendentes diriam que Gênesis 4:17 mostram que Adão e Eva não seriam os pais de todos os homens, mas apenas de um ramo da humanidade.

Mas, afinal, com quem Caim se casou, se Adão e Eva tiveram apenas a Caim e Abel? Em primeiro lugar, não é verdade que Adão e Eva tiveram apenas a Caim e Abel. Leia Gênesis 5:4
Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas.
Logo, Adão e Eva tiveram filhos...e filhas. Portanto, Caim se casou com uma de suas irmãs. E aí surge uma outra dificuldade. Deus não condena o incesto? Como é possível que Caim ou Sete tenham se casado com uma de suas irmãs?

Aí eu gostaria de evocar um princípio do Direito que também se aplica à Bíblia. Não há crime sem uma lei anterior que o defina. Da mesma forma, não há pecado antes que Deus determine que uma ação ou pensamento é pecaminoso. Ou, nas palavras do apóstolo Paulo, "sem lei, está morto o pecado":
Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado. (Romanos 7:7-8)
Logo, casar-se com uma irmã só se tornou um pecado depois que Deus proibiu esse tipo de casamento. O que só aconteceu em Levítico:
A nudez da tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. (Levítico 18:9)
Antes disso, não era pecado casar-se com uma irmã. Tanto que Abraão se casou com sua irmã Sara:
Por outro lado, ela, de fato, é também minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe; e veio a ser minha mulher. (Gênesis 20:12)
Anrão, o pai de Arão e Moisés, era casado com uma tia:
Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia; e ela lhe deu a Arão e Moisés; e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete. (Êxodo 6:20)
É claro que hoje tais casamentos são condenados pela Bíblia. Mas não eram condenados antes de Levítico. Logo, nem Caim, nem Abraão e nem Anrão pecaram por terem se casado com parentas próximas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por responder!!! Muito legal, que Deus continue te dando sabedoria p/ explicar os fatos bíblicos!!!
Muito benção mesmo!!!

Daniel. disse...

Estou esperando.

William Junior disse...

Meu amigo, que explicação burra esta sua. Nunca li um absurdo como este.
Olha, fique com Deus mesmo, que ele te abençoe e ilumine sua mente infértil.

Helder Nozima disse...

William,

Acho que quem age como criança são as pessoas que chegam, xingam, ofendem...e não dão nenhuma razão, nenhum argumento, nenhum motivo pelo qual acham um texto bom ou ruim. Ah sim...esse comportamento não é apenas infantil...é desprovido de inteligência também. Afinal, um comentário inteligente é aquele que oferece uma alternativa, coisa que você não fez.

Menescal disse...

Gênesis 5:4 é depois de Gênesis 4:17, portanto Caim não pode ter se casado com sua irmã uma vez que Adão gerou filhos e filhas depois que Caim já estava casado. Ou seja, havia outros habitantes na Terra além de Adão, Eva e Caim.

Helder Nozima disse...

Menescal,

Não é porque um trecho da Bíblia vem depois de outro que, necessariamente, ele é posterior na cronologia. A criação do homem é um exemplo. Gênesis 1 conta a primeira semana de forma geral e termina no sétimo dia. Já Gênesis 2 volta ao sexto dia e conta, com detalhes, a criação do homem.

Da mesma forma, Gênesis 4 foca em Caim e Abel. Gênesis 5 dá um quadro geral de toda a vida de Adão, e aí fala dos outros filhos e filhas. É um capítulo genealógico, resumitivo. Logo, não há nenhum absurdo em dizer que Caim se casou com uma de suas irmãs, filhas de Adão e Eva.

A não ser, é claro, que você tenha uma solução brilhante, do tipo "Deus criou outros homens e mulheres". Mas aí ela não seria bíblica. Ou você pode ir pro liberalismo e considerar tudo conto da carochinha.

Graça e paz do Senhor,

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro